Jeremy, do Pearl Jam, é quase uma unanimidade em minha geração, estourou quando foi lançada no início dos anos 90, no aclamado LP (na época) TEN. Muitos sabem cantar a música, mas poucos sabem o significado e a origem da canção. Eu também não sabia e fui pesquisar. Fiquei relativamente abalado, e vocês também devem ficar.
Ao ler a história do suicídio de um garoto chamado Jeremy Wade Delle, Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, que ainda era uma banda praticamente desconhecida na época, compôs esta canção. Jeremy, com certeza ajudou a alavancar a banda, principalmente depois do lançamento do polêmico videocliepe apresentado na MTV, que foi alterado, censurado e raramente é exibido na íntegra, por mostrar fielmente, ou como Eddie Vedder relatou em sua música, inclusive, com o suicídio do aluno no final do vídeo (para quem quiser dar uma olhada no vídeo original, segue o link – https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA&rco=1).
Na realidade, a música mistura um pouco da história de Jeremy, que aos 15 anos, chegou atrasado para uma aula de inglês, e a professora solicitou que ele fosse na diretoria, pegar uma autorização para poder assistir a aula. Ao retornar, ele entrega esse autorização, e na sequencia, na frente de toda turma, comete o suicídio, deixando a professora e toda turma em choque. E como o próprio Eddie Vedder já comentou em algumas entrevistas, a música também relata um episódio de sua adolescência, quando ele soube da notícia de um aluno de seu colégio na Califórnia, chamado Brian, que atirou em um aquário durante uma aula. E o próprio Eddie Vedder implicava com este aluno, cometendo algo que não se comentava na época, que é muito difundido e acompanhado atualmente, que é o Bullying. Então a primeira parte da música, fala muito do caso do Jeremy, que está no título e no refrão, mas na segunda parte, já fala mais de sua experiência pessoal.
Depois de saber de tudo isso, acho que a música fica ainda mais especial, por trazer uma história tão forte e impactante. Da próxima vez que escutar, lembre-se do enredo que envolve a composição e como é verdadeira a emoção imposta na voz de Eddie Vedder, por uma composição tão verdadeira e pessoal.
Um pouco de história, por trás das músicas.